Cultura e imagem corporal
2009; Desafio Singular; Volume: 5; Issue: 1 Linguagem: Português
10.6063/motricidade.184
ISSN2182-2972
AutoresDina Alves, Mário Pinto, Sara Cavalcanti Alves, Alexandra Mota, Vera Sigre‐Leirós,
Tópico(s)Fashion and Cultural Textiles
ResumoO presente artigo tem como objectivo tratar a relacao existente entre cultura e imagem corporal. Pretendemos saber de que forma e que os factores socioculturais influenciam a maior ou menor satisfacao com a imagem fisica. A enfase e dada a cultura ocidental, cujos principais “representantes” sao os Estados Unidos da America e a Europa, uma vez que, principalmente atraves dos media, os seus valores chegam a toda a parte do mundo, influenciando, mesmo, as demais culturas. Nesta perspectiva, ao longo do artigo, e retratada uma verdadeira “cultura do magro” que, atendendo as investigacoes ate agora realizadas, apontam o sexo feminino como a principal “vitima”. Todavia, e cada vez mais evidente que a insatisfacao corporal e uma realidade para ambos os sexos e um resultado directo do nao enquadramento em padroes estetico-culturais. Palavras-chave: Cultura, cultura ocidental, padroes culturais, imagem corporal, ideais de beleza, diferencas entre sexos Culture and body image The present study aims to investigate the relationship between culture and body image. We intend to know how socio-cultural factors influence the levels of satisfaction with body image. The emphasis is given to the cultural values as represented by the sociocultural norms of societies such as the United States of America and Europe. It is argued that through the media, the values of these industrialized societies are dissipated throughout the world provoking cultural changes and uniformization of behavioural standards. From the literature review, it is possible to conclude that body dissatisfaction is a reality to both sexes and a direct result of the non-conformity to cultural-esthetical patterns promoted by the profit-oriented societies.
Referência(s)