Laddering em pesquisa de marketing
2008; Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas; Volume: 6; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1590/s1679-39512008000100009
ISSN1679-3951
AutoresTânia Modesto Veludo‐de‐Oliveira, Ana Akemi Ikeda,
Tópico(s)Eating Disorders and Behaviors
ResumoO artigo discute a técnica de pesquisa laddering em marketing, considerando a proposta de renovação de conhecimentos sobre metodologia na área. Para isso investiga diversos estudos, artigos e pesquisas que tratam do assunto em nível nacional e internacional. O conceito de cadeias meios-fins é abordado pela estrutura teórica que fundamenta a técnica, ligando atributos, conseqüências percebidas do consumo e valores pessoais relativos a um produto. O artigo segue com a explicação dos procedimentos de campo, como a entrevista e a análise dos dados. A laddering é um instrumento de pesquisa qualitativa bastante útil e poderoso, mas ainda pouco utilizado tanto por acadêmicos como por profissionais de mercado, no Brasil, provavelmente por desconhecimento e pouca divulgação. Cabe, portanto, uma maior disseminação de seu uso.
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