Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Uma crítica da utilização da análise de conteúdo qualitativa em psicologia

2014; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ; Volume: 19; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/1413-737220530002

ISSN

1807-0329

Autores

Sônia Maria Guedes Gondim, Pedro F. Bendassolli,

Tópico(s)

Community Health and Development

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar os processos inferenciais que estão na base da interpretação de dados qualitativos em Análise de Conteúdo, os quais envolvem o trinômio teoria-fenômeno-dado. Na primeira seção é apresentado um breve histórico desse método e de suas principais modalidades ou técnicas, e a segunda são discutidos os procedimentos-padrão de uma Análise de Conteúdo categorial na perspectiva de Bardin. Discutem-se os processos de codificação e categorização e os respectivos mecanismos lógicos subjacentes: indução e dedução. São introduzidos alguns questionamentos e reflexões epistemológicas referentes à operacionalização desses dois mecanismos no contexto da Análise de Conteúdo, alertando para a impossibilidade de tomar essa técnica um recurso ad hoc. Nas duas seções seguintes são apresentados subsídios para servir de base a uma crítica da Análise de Conteúdo qualitativa: fenômeno, teoria e dados. Argumenta-se a favor do entendimento desse método como um recurso de análise de dados que deve visar mais à teorização do fenômeno psicológico investigado do que à descrição desses dados ou a sua organização (via categorização).

Referência(s)