Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

As competências do bibliotecário na educação básica: reflexões de rede

2014; Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Ciência da Informação; Volume: 19; Issue: 4 Linguagem: Português

10.1590/1981-5344/1923

ISSN

1981-5344

Autores

Eliane Fioravante Garcéz,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

O artigo resulta de estudo de um modelo de gestão para bibliotecas da rede de escolas de educação básica vinculada à administração pública do Estado de Santa Catarina, desenvolvido em 2012. O estudo dessa rede, composta por mais de mil unidades escolares distribuídas em 293 municípios, além de prever a criação de 300 cargos de bibliotecário fez surgir um modelo de rede estruturado em três níveis de competência bibliotecária a partir do lugar de atuação desse profissional: a) Órgão Central da Secretaria de Estado da Educação; b) Gerências Regionais distribuídas em 36 municípios sede; e, c) Unidades Escolares. O estudo mais recente do qual fizemos um recorte e apresentamos neste artigo, teve a participação de representantes dessa categoria profissional em Santa Catarina e com representantes da Secretaria de Estado da Educação. Com as ideias abordadas neste texto se pretende ampliar a discussão sobre o papel do bibliotecário quando da formação de uma rede de bibliotecas escolares no âmbito da administração pública estadual.

Referência(s)