Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Alianças estratégicas internacionais: desempenho e estratégias de marketing

1998; FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS; Volume: 38; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/s0034-75901998000100004

ISSN

2178-938X

Autores

Maria Cecília Coutinho de Arruda, Marcelo Leme de Arruda,

Tópico(s)

Business Strategy and Innovation

Resumo

A estratégia de negócios internacionais de indústrias latino-americanas e a forma como se conduzem suas parcerias com indústrias estrangeiras foram analisadas com o objetivo de se conhecer melhor aspectos como: 1. implementação de uma estratégia internacional bem-sucedida; 2. forma como as empresas conduzem suas relações com empresas de outros países; 3. determinação dos fatores de sucesso dessas alianças de negócios internacionais. A pesquisa integrou um estudo multinacional, desenvolvido com o patrocínio de algumas das mais importantes universidades do Canadá, Estados Unidos, Brasil, Chile e México, e empresas estes três últimos países. Os resultados são apresentados neste artigo, voltado para o desempenho e estratégias de marketing internacional das parcerias, e em um primeiro, que focaliza a formação e estruturação das alianças estratégicas.

Referência(s)