
A INFLUÊNCIA DA TELEVISÃO NOS HÁBITOS, COSTUMES E COMPORTAMENTO ALIMENTAR
2012; UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; Volume: 17; Issue: 1 Linguagem: Português
10.5380/ce.v17i1.26376
ISSN2176-9133
AutoresCíntia Da Conceição Santos, Rosamary Aparecida Garcia Stuchi, Cristina Arreguy-Sena, Nísia Andrade Villela Dessimoni Pinto,
Tópico(s)Food, Nutrition, and Cultural Practices
ResumoEste estudo, observacional e descritivo, teve por objetivo analisar a quantidade e o horário das propagandas veiculadas pela televisão sobre produtos alimentícios, classificar estes de acordo com a pirâmide alimentar e identificar o conteúdo calórico dos mais anunciados por meio das informações nutricionais de seus rótulos. Os dados primários foram obtidos a partir das gravações da programação de duas emissoras brasileiras de televisão aberta, entre julho e dezembro de 2008, nos horários da manhã, tarde e noite, durante 28 dias, e foram tratados segundo frequência e conteúdos pelo sistema de comunicação de Thayer. Identificou-se 239 propagandas em 336 horas de gravação, 85% dos produtos estavam no grupo da pirâmide alimentar, representado por doces e gorduras; observou-se total ausência de frutas e hortaliças. Este estudo aponta a necessidade de empregar estratégias educacionais que promovam adoção de comportamentos alimentares mais saudáveis envolvendo inclusive a mídia televisiva.
Referência(s)