
Mídia-educação: conceitos, história e perspectivas
2009; Centro de Estudos Educação e Sociedade; Volume: 30; Issue: 109 Linguagem: Português
10.1590/s0101-73302009000400008
ISSN1678-4626
AutoresEvelyne Bévort, Maria Luiza Belloni,
Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoPara que a sociedade da informação seja uma sociedade plural, inclusiva e participativa, hoje, mais do que nunca, é necessário oferecer a todos os cidadãos, principalmente aos jovens, as competências para saber compreender a informação, ter o distanciamento necessário à análise crítica, utilizar e produzir informações e todo tipo de mensagens. Esta convicção inspirou este artigo, cujo objetivo é apresentar algumas tendências atuais da mídia-educação no mundo, seus conceitos e ações, buscando contribuir para seu desenvolvimento no Brasil. Mídia-educação é importante porque vivemos num mundo onde as mídias estão onipresentes, sendo preciso considerar sua importância na vida social, particularmente no que diz respeito aos jovens. Promover a mídia-educação é importante também porque as defasagens, que separam muitas vezes os sistemas educacionais do mundo que nos rodeia, prejudicam a formação das novas gerações para a vida adulta.
Referência(s)