Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Análise do controle autonômico de controladores de tráfego aéreo por meio da variabilidade cardíaca

2011; UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO; Volume: 10; Issue: 4 Linguagem: Português

10.5585/conssaude.v10i4.2618

ISSN

1983-9324

Autores

Giovani Arnaldo Pacetti, Leandro Yukio Alves Kawaguchi, Márcio Parente, Flávio Aimbire, Nelson José Freitas da Silveira, Regiane Albertini,

Tópico(s)

Sleep and Work-Related Fatigue

Resumo

Objetivo: Analisar o comportamento do SNA por meio da análise da variabilidade da frequência cardíaca em controladores de tráfego aéreo. Métodos: Vinte alunos foram submetidos a dois protocolos: a) repouso e b) prática simulada de não radar. Os intervalos RR foram registrados por meio de um monitor cardíaco e tratados pela transformada Wavelet contínua. Resultados: O comportamento do sistema nervoso simpático calculado pela área sob a curva entre 0,04 e 0,15 Hz (LF) foi igual a 852,46 ± 519,67, durante a prática simulada de não radar, e de 332,4 ± 286,58, para o sistema simpático durante repouso p ≤ 0,05. Analisando o comportamento da FC nas situações de prática simulada de não radar e repouso, obtiveram-se valores, respectivamente, de 86,424 ±12,36 e 60,80 ±7,30, p≤0,05. Conclusão: Os controladores de tráfego aéreo apresentaram predomínio de estímulo simpático e aumento de FC, mostrando alto índice de estresse durante a atividade.

Referência(s)