Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Qualidade e trabalho docente: as experiências e oportunidades de aprendizagem dos professores

2014; Centro de Estudos Educação e Sociedade; Volume: 35; Issue: 126 Linguagem: Português

10.1590/s0101-73302014000100014

ISSN

1678-4626

Autores

Rosalinda Herdeiro, Ana Maria Costa e Silva,

Tópico(s)

Educational Practices and Policies

Resumo

Este artigo insere-se numa investigação levada a cabo em Portugal, cujo objectivo é compreender o impacto de legislação produzida recentemente com o objetivo expresso da melhoria da qualidade do trabalho docente, objetivo que se reflete nas oportunidades de aprendizagem dos professores e na sua identidade profissional. No texto evidenciamos alguns resultados decorrentes da análise de conteúdo efetuada com recurso ao programa NVivo, versão 9.0, à informação recolhida através de narrativas orais e escritas, grupos de discussão e às questões abertas de um questionário aplicado a 396 professores do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB). Os resultados revelam que a qualidade do trabalho docente está comprometida pelo descontentamento profissional dos professores. Este descontentamento resulta, em grande medida, da ausência de reconhecimento, nomeadamente pelos superiores hierárquicos, cujos efeitos se refletem negativamente na identidade vivida pelos professores e na sua prática docente.

Referência(s)