Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Desempenho de vacas em lactação recebendo dietas com diferentes teores de amido total, acrescidas ou não de levedura (Saccharomyces cerevisiae)

2006; Sociedade Brasileira de Zootecnia; Volume: 35; Issue: 4 Linguagem: Português

10.1590/s1516-35982006000500040

ISSN

1806-9290

Autores

Flávio Augusto Portela Santos, Carolina de Almeida Carmo, Júnio César Martinez, Alexandre Vaz Pires, Carla Maris Machado Bittar,

Tópico(s)

Genetic and phenotypic traits in livestock

Resumo

Trinta e seis vacas da raça Holandesa (258 dias em lactação) foram utilizadas para se avaliar a suplementação com levedura (Levucell SC 20 da Lallemand) em dietas para vacas leiteiras com dois teores de amido (22 vs 32%). O mais baixo teor de amido foi obtido com a substituição parcial (50:50) de milho finamente moído por polpa de cítrus peletizada. Utilizou-se quadrado latino 4 x 4 repetido, com quatro períodos de 24 dias. Os primeiros 20 dias foram destinados à adaptação dos animais e os últimos quatro, à coleta de dados. Os parâmetros avaliados foram a ingestão de matéria seca, a produção e composição do leite e as concentrações de glicose e nitrogênio uréico no plasma sangüíneo. A ingestão de matéria seca, a produção e composição do leite e a concentração de glicose plasmática não foram afetadas pelos tratamentos. O nitrogênio uréico no leite foi maior nos animais sob suplementação com aditivo microbiológico. O nitrogênio uréico no plasma foi reduzido com a substituição parcial do milho pela polpa cítrica, que não teve efeito negativo sobre o desempenho de vacas produzindo, em média, 19 kg de leite/dia.

Referência(s)