
Brincadeira e desenvolvimento infantil: um olhar sociocultural construtivista
2006; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 16; Issue: 34 Linguagem: Português
10.1590/s0103-863x2006000200005
ISSN1982-4327
AutoresNorma Lúcia Neris de Queiroz, Diva Albuquerque Maciel, Ângela Uchoa Branco,
Tópico(s)Linguistics and Education Research
ResumoComo e por que as crianças brincam? Qual o significado desta atividade em cada cultura? Estas questões da temática da brincadeira e sua relevância para a compreensão científica do desenvolvimento infantil são discutidas neste estudo. Analisa-se o conceito da atividade de brincar a partir de diferentes autores, privilegiando quem a vê como socialmente construída. Aborda-se a importância da brincadeira do faz-de-conta como atividade que promove a representação e a metarepresentação no desenvolvimento da criança. Finalmente reflete-se sobre a brincadeira no contexto pedagógico vivenciado pelas crianças em instituições de educação infantil, o papel do professor no desenvolvimento e educação infantil.
Referência(s)