
Avaliação de escrita na dislexia do desenvolvimento: tipos de erros ortográficos em prova de nomeação de figuras por escrita
2010; CEFAC Saúde e Educação; Volume: 13; Issue: 4 Linguagem: Português
10.1590/s1516-18462010005000117
ISSN1982-0216
AutoresMaria José Cícero Oger Affonso, Carolina Mattar Julien de Toledo Piza, Anna Carolina Cassiano Barbosa, Elizeu Coutinho de Macedo,
Tópico(s)Language Development and Disorders
ResumoOBJETIVO: avaliar o padrão de resposta de disléxicos em uma tarefa de nomeação de figuras por escrita, por meio da análise dos tipos de erros ortográficos cometidos. MÉTODOS: o desempenho de um grupo de 15 disléxicos foi comparado ao de dois grupos controles, pareados por idade e por nível de leitura. RESULTADOS: os grupos dislexia e controle por leitura não diferiram quanto ao número de acertos, mas ambos acertaram menos que o grupo controle por idade. Com relação aos tipos de erros, foram observadas diferenças significantes com maior número de erros entre disléxicos para erros de correspondência unívoca grafema-fonema, omissão de segmentos e correspondência fonema-grafema independente de regras. CONCLUSÃO: conclui-se que a análise dos erros ortográficos é útil para a compreensão das estratégias utilizadas e dos processos lingüísticos subjacentes às dificuldades de escrita em indivíduos com dislexia.
Referência(s)