Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Formando grupos no internato: critérios de escolha, satisfação e sofrimento psíquico

2009; Associção Brasileira de Educação Médica; Volume: 33; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/s0100-55022009000100002

ISSN

1981-5271

Autores

Mariana de Azevedo Gavioli, Adriano Gonçalves da Silva, Rebeca Jesumary Gonçalves, Melina Érica Santos, Keung Lin Shi, Maria Cristina Pereira Lima,

Tópico(s)

Evasion and Academic Success Factors

Resumo

OBJETIVO: Descrever os critérios para formação de grupos no internato e a avaliação que os alunos fazem do relacionamento grupal, analisando as variáveis associadas. MÉTODO: Trata-se de um estudo transversal, que utilizou questionário autopreenchido, com perguntas sobre dados sociodemográficos, autoavaliação do desempenho escolar, critérios para formação e satisfação com grupo de internato. Sofrimento psíquico foi avaliado a partir do Self Report Questionnaire. Utilizou-se o teste do qui-quadrado e regressão logística para análise multivariada. RESULTADOS:A taxa de resposta no internato foi de mais de 90%. A maioria dos alunos utilizou critérios ligados à rede social (82,6%) e predominaram sujeitos satisfeitos com seu grupo (81,2%). Após análise multivariada, apenas autoavaliação do desempenho escolar "boa ou ótima" e critérios de escolha relacionados à rede de apoio se mantiveram associados à satisfação com o grupo. CONCLUSÕES: Apesar de ser um estágio da formação profissional, os alunos se escolheram por questões ligadas à rede social. Sendo uma profissão na qual o trabalho em equipe é inerente, deveriam ser criadas estratégias durante o curso médico para elaborar as dificuldades de relacionamento grupal entre alunos de Medicina.

Referência(s)