
Modelo Calgary de avaliação da família de recém-nascidos: estratégia pedagógica para alunos de enfermagem
2008; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO; Volume: 12; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1590/s1414-81452008000100025
ISSN2177-9465
AutoresMarialda Moreira Christoffel, Sandra Teixeira de Araújo Pacheco, Carlos Sérgio Corrêa dos Reis,
Tópico(s)Family and Disability Support Research
ResumoTrata-se de um relato de experiência, cujo objetivo é descrever a experiência da utilização do Modelo Calgary de Avaliação e Intervenção Familiar na consulta de enfermagem à criança. Os resultados evidenciaram que esse modelo pode ser utilizado a partir da segunda consulta, quando se inicia um vínculo entre docente-discentes e família, que são necessários mais de cinco encontros e que a duração da entrevista é de, no mínimo, 20 minutos. O modelo utilizado como estratégia de ensino-aprendizagem permitiu aos alunos uma maior reflexão sobre os problemas apresentados pela família numa relação de diálogo, mudanças de autoconhecimento e de estrutura familiar, melhor compreensão da rede familiar e como a cultura familiar influencia as práticas de cuidado prestado à criança no domicílio.
Referência(s)