Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Aprendizagem significativa: relato de experiência no ensino superior

1999; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 9; Issue: 17 Linguagem: Português

10.1590/s0103-863x1999000200007

ISSN

1982-4327

Autores

Caren Elisabeth Studer, Lisete Diniz Ribas Casagrande,

Tópico(s)

Linguistics and Education Research

Resumo

O presente artigo tem como finalidade, o relato e a análise da prática de elaboração de relatórios semanais, a partir de textos pertinentes ao conteúdo de uma disciplina em cursos de nível superior em uma faculdade particular no interior do Estado de S. Paulo.Tendo como referencial teórico a Teoria Crítica da Educação, procura analisar a abrangência dessa experiência situada em um ambiente preponderantemente tradicional de ensino, utilizando-se como ferramentas de análise as categorias de aprendizagem significativa de Masetto (1998) e alienação desenvolvida por Castanho (1989).

Referência(s)