Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Produção de sentidos no uso que se faz de gráficos

2007; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE; Volume: 12; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/s1413-294x2007000200001

ISSN

1678-4669

Autores

Luciano Meira, Marina Assis Pinheiro,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

Este artigo discute os sentidos que leitores potenciais de jornais e revistas produzem para relações quantitativas apresentadas graficamente em textos da mídia impressa. Nosso foco é o processo de semiotização próprio à produção de sentidos em um contexto extra-escolar, que ilustramos através da análise de entrevistas com uma adolescente de 16 anos. A partir de uma leitura crítico-metodológica das proposições de L. Wittgenstein em Investigações Filosóficas, propomos a noção de trânsito lingüístico entre certa "gramática da escola" e os jogos de linguagem experienciados pelo sujeito no entendimento de gráficos, enquanto componente central do referido processo. O artigo visa contribuir para o debate acerca do uso que se faz de informações sobre quantidades na vida diária fora da escola, assim como para o desenvolvimento de uma perspectiva cognitiva acerca de questões relacionadas com a produção de sentidos.

Referência(s)