Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Texto visual, estereótipos de gênero e o livro didático de língua estrangeira

2008; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 47; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/s0103-18132008000100006

ISSN

2175-764X

Autores

Sara Lelis de Oliveira,

Tópico(s)

Second Language Learning and Teaching

Resumo

Este trabalho, recorte de pesquisa mais ampla, em andamento, objetiva descrever os resultados preliminares sobre a presença de estereótipos de gênero nos textos visuais de materiais didáticos, utilizados no ensino de línguas estrangeiras em escolas brasileiras de nível fundamental e médio. Nesse contexto, uma abordagem crítica serve como pano de fundo adequado para fundamentar a pesquisa. Embora a pesquisa como um todo tenha incluído cinco línguas estrangeiras, este trabalho relata apenas os resultados referentes aos livros-texto de inglês e francês (28 livros). A análise qualitativa dos materiais aleatoriamente selecionados demonstra que ainda é bastante estereotipada a representação de homens e mulheres no que diz respeito ao papel profissional, econômico e às relações afetivas apontadas para cada um.

Referência(s)