
Texto visual, estereótipos de gênero e o livro didático de língua estrangeira
2008; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 47; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1590/s0103-18132008000100006
ISSN2175-764X
Autores Tópico(s)Second Language Learning and Teaching
ResumoEste trabalho, recorte de pesquisa mais ampla, em andamento, objetiva descrever os resultados preliminares sobre a presença de estereótipos de gênero nos textos visuais de materiais didáticos, utilizados no ensino de línguas estrangeiras em escolas brasileiras de nível fundamental e médio. Nesse contexto, uma abordagem crítica serve como pano de fundo adequado para fundamentar a pesquisa. Embora a pesquisa como um todo tenha incluído cinco línguas estrangeiras, este trabalho relata apenas os resultados referentes aos livros-texto de inglês e francês (28 livros). A análise qualitativa dos materiais aleatoriamente selecionados demonstra que ainda é bastante estereotipada a representação de homens e mulheres no que diz respeito ao papel profissional, econômico e às relações afetivas apontadas para cada um.
Referência(s)