
Efeitos de perguntas e de histórias experimentais sobre o seguir regras
2006; UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; Volume: 22; Issue: 2 Linguagem: Português
10.1590/s0102-37722006000200002
ISSN1806-9770
AutoresFrancynete Melo e Silva, Luiz Carlos de Albuquerque,
Tópico(s)Behavioral and Psychological Studies
ResumoInvestigando os efeitos de perguntas e de histórias de reforço contínuo sobre o seguir regra, nove estudantes universitários foram expostos a um procedimento de escolha segundo o modelo; a tarefa era apontar cada um dos três estímulos de comparação, em seqüência, na presença de um estímulo contextual. As contingências na Sessão 1 eram alteradas na Sessão 2, restabelecidas na Sessão 3 e mantidas inalteradas na Sessão 4, iniciada com a regra discrepante. Na Condição 1, não eram feitas perguntas e nas Condições 2 e 3, eram feitas perguntas. As perguntas da Condição 2 eram mais gerais do que as da 3. Apenas cinco participantes (dois da Condição 2 e os três da 3) aprenderam a tarefa e apresentaram desempenhos sensíveis às mudanças nas contingências. Destes, quatro deixaram de seguir a regra na Sessão 4. Os resultados têm implicações para o esclarecimento do papel do ambiente verbal na determinação do comportamento não-verbal.
Referência(s)