Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Incentivos monetários para professores: avaliação, gestão e responsabilização na educação básica

2014; Fundação Carlos Chagas; Volume: 44; Issue: 152 Linguagem: Português

10.1590/198053142864

ISSN

1980-5314

Autores

Eric Ferdinando Kanai Passone,

Tópico(s)

School Choice and Performance

Resumo

No âmbito da reforma educacional brasileira, o crescente interesse dos governos e legisladores pelas políticas de responsabilização dos professores e das escolas reflete no deslocamento de foco das investigações e pesquisas, que passou da avaliação externa da educação básica à avaliação como mecanismo de gestão educacional por resultados. A presente revisão crítica da literatura visa a situar a polêmica acerca da utilização dos resultados de testes padronizados como instrumentos de gestão educacional e regulação do trabalho escolar por meio dos incentivos monetários por desempenho. O artigo mostra que os discursos dos especialistas oscilam entre dois extremos: de um lado, estão os que criticam tais propostas e buscam investigar os reflexos da reforma política sobre a organização da educação e do ensino; de outro, os que defendem sua implementação como meio de responsabilização dos profissionais e de uma suposta melhoria da qualidade educacional. Entre essas duas posições, há aqueles que demandam mais evidências científicas sobre a efetividade de tais propostas sobre o aprendizado dos alunos.

Referência(s)