Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Análise de transmissão de preços do mercado atacadista de melão do Brasil

2007; Brazilian Society of Economy, Administration and Rural Sociology; Volume: 45; Issue: 3 Linguagem: Português

10.1590/s0103-20032007000300006

ISSN

1806-9479

Autores

Rodrigo de Oliveira Mayorga, Ahmad Saeed Khan, Ruben Dário Mayorga, Patrí­cia Verônica Pinheiro Sales Lima, Mário Antônio Margarido,

Tópico(s)

Efficiency Analysis Using DEA

Resumo

O presente estudo se propôs a analisar a relação existente entre os mercados atacadistas de melão amarelo no Brasil. Para analisar a transmissão de preços entre estes mercados, utilizaram-se métodos de séries de tempo, teste de raiz unitária, teste de co-integração de Johansen, o modelo Auto-regressivo Vetorial (VAR), decomposição da variância dos erros de previsão e função resposta ao impulso. O período analisado abrangeu janeiro de 2001 a dezembro de 2005. Os resultados mostraram que, apesar dos pólos Açu/Mossoró-RN e Baixo Jaguaribe-CE representarem as maiores áreas produtoras nacionais de melão, variações nos preços de atacado de melão amarelo das Centrais de Abastecimento de Natal e Fortaleza, não afetam de maneira significativa os preços dos outros mercados estudados. No entanto, variações nos preços da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP) têm impacto sobre todos os mercados atacadistas analisados. Assim sendo, a CEAGESP, representando os atacadistas nacionais, e sendo a maior intermediadora do país, comanda o mercado brasileiro de melão amarelo comercializado, constituindo, na prática, um mercado oligopolístico.

Referência(s)