Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

As aventuras do conhecer: da transmissão à interlocução

2002; Centro de Estudos Educação e Sociedade; Volume: 23; Issue: 78 Linguagem: Português

10.1590/s0101-73302002000200007

ISSN

1678-4626

Autores

María Aparecida Affonso Moysés, João Wanderley Geraldi, Cecília Azevedo Lima Collares,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Neste ensaio, utilizando narrativas, os autores analisam as concepções hegemônicas acerca dos modos de produção, circulação e apropriação dos conhecimentos. Esses modos são caracterizados pela despreocupação com os usos e conseqüências dos conhecimentos. O esgotamento dessas concepções é desvelado pela atual crise de paradigmas e desencadeia novas possibilidades para o mundo científico, pelo reencontro com a vida. Os autores assumem que o sujeito se constitui pela linguagem e pelo processo de constituir seus próprios conhecimentos e propõem a substituição da idéia de conhecimento como objeto transmissível pela de conhecimentos e saberes constituídos nos e pelos processos discursivos. Os autores aventam a importância da memória, das narrativas e da interlocução para o processo em que sujeitos e conhecimentos são simultaneamente tecidos.

Referência(s)