
Conhecimento de estudantes a respeito de conceitos de avaliação psicológica
2004; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ; Volume: 9; Issue: 2 Linguagem: Português
10.1590/s1413-73722004000200012
ISSN1807-0329
AutoresAna Paula Porto Noronha, Camila Rafaela Baldo, Marília Cristina de Almeida, Joseane Vasconcellos de Freitas, Patrícia Fagnani Barbin, Juliana Cozoli,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoO objeto de estudo do presente trabalho é a formação em avaliação psicológica. O ensino de avaliação tem sido considerado um problema central na formação em psicologia, tendo-se em vista que diferentes autores têm apontado para uma relação entre atuações profissionais impróprias e formação inconsistente na área. O trabalho tem como objetivo analisar o conhecimento que estudantes de psicologia e de engenharia têm a respeito de conteúdos relativos à avaliação psicológica. Participaram 193 sujeitos, sendo 47 do curso de engenharia e 146 do curso de psicologia de uma instituição privada do Interior paulista. Para a realização do estudo elaborou-se um questionário contendo 35 itens dicotômicos, abordando questões sobre o conceito de avaliação psicológica, aprendizagem e uso de instrumentos. As aplicações ocorreram coletivamente em sala de aula. Os resultados evidenciaram que o Grupo 2 (psicologia) apresentou melhor desempenho que o Grupo 1 (engenharia) em grande parte das questões, tendo havido diferença significativa entre os grupos em 20 deles.
Referência(s)