Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Conhecimento de estudantes a respeito de conceitos de avaliação psicológica

2004; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ; Volume: 9; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/s1413-73722004000200012

ISSN

1807-0329

Autores

Ana Paula Porto Noronha, Camila Rafaela Baldo, Marília Cristina de Almeida, Joseane Vasconcellos de Freitas, Patrícia Fagnani Barbin, Juliana Cozoli,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

O objeto de estudo do presente trabalho é a formação em avaliação psicológica. O ensino de avaliação tem sido considerado um problema central na formação em psicologia, tendo-se em vista que diferentes autores têm apontado para uma relação entre atuações profissionais impróprias e formação inconsistente na área. O trabalho tem como objetivo analisar o conhecimento que estudantes de psicologia e de engenharia têm a respeito de conteúdos relativos à avaliação psicológica. Participaram 193 sujeitos, sendo 47 do curso de engenharia e 146 do curso de psicologia de uma instituição privada do Interior paulista. Para a realização do estudo elaborou-se um questionário contendo 35 itens dicotômicos, abordando questões sobre o conceito de avaliação psicológica, aprendizagem e uso de instrumentos. As aplicações ocorreram coletivamente em sala de aula. Os resultados evidenciaram que o Grupo 2 (psicologia) apresentou melhor desempenho que o Grupo 1 (engenharia) em grande parte das questões, tendo havido diferença significativa entre os grupos em 20 deles.

Referência(s)
Altmetric
PlumX