
Utilização da teoria da resposta ao item na produção de indicadores sócio-econômicos
2005; Sociedade Brasileira de Pesquisa Operacional; Volume: 25; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1590/s0101-74382005000100006
ISSN1678-5142
Autores Tópico(s)Psychometric Methodologies and Testing
ResumoNo Brasil a Teoria da Resposta ao Item (TRI) tem sido empregada principalmente na produção de índices de proficiência para alunos que respondem a testes de avaliação educacional em larga escala. No entanto, seus diferentes modelos permitem construir indicadores com as mais variadas finalidades, e este é o caso dos indicadores de condição sócio-econômica. Este estudo apresenta e compara algumas técnicas empregadas para a produção de indicadores da condição sócio-econômica, tendo como base modelos da teoria da resposta ao item. Como estudo de caso utiliza-se a produção de índices do padrão de vida das famílias dos alunos que participaram do SIMAVE/PROEB (2002) - Programa de Avaliação Educacional do Estado de Minas Gerais. Adicionalmente, o trabalho fornece sugestões para a continuidade da produção de indicadores sócio-econômicos dentro do âmbito do SIMAVE.
Referência(s)