Casamento: conversa a duas vozes e em três andamentos**

2002; Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa; Volume: 37; Issue: 163 Linguagem: Português

ISSN

2182-2999

Autores

Anália Torres,

Tópico(s)

Psychology and Mental Health

Resumo

Cem anos depois de Durkheim ter afirmado «os individuos sao mais importantes do que as coisas», tendo subjacente a questao do patrimonio no contexto da familia e do casamento, a afirmacao tornou-se um lugar-comum. Embora as questoes patrimoniais continuem a colocar-se na transmissao familiar, o patrimonio a transmitir e preservar so se constitui como preocupacao central quando se trata de grandes fortunas - o caso de muito poucos - e os constrangimentos economicos pesam tambem mais para os que estao nos limites da sobrevivencia. Hoje esta perfeitamente adquirido, e de forma bem mais explicita a partir dos anos 60, que os afectos sao a pedra de toque essencial do que circula no casamento e na familia, embora tambem ai circulem e sejam geridos outros bens materiais e simbolicos. Mas esta tendencia de evolucao central do casamento e da conjugalidade ao longo do seculo xx e ate ao seculo xxi nao se traduz necessariamente na existencia de uma logica homogenea quanto as expectativas ou as modalidades de encarar e de viver as experiencias conjugais. Dizer que se tende para uma determinada direccao e que para um conjunto cada vez mais significativo da populacao das chamadas sociedades desenvolvidas o que passa a ser determinante sao os sentimentos nao significa de forma alguma a eliminacao da diversidade de logicas em jogo na familia e no casamento. Este artigo tem por objectivo dar parcialmente conta dos resultados de uma investigacao que se centrou na analise dos processos de conjugalidade e da questao feminina, no contexto da qual se procurou precisamente perceber como se jogam e articulam as diversas logicas - sentimentos e afectos, gestao de recursos, identidades, realizacao pessoal, projeccoes no futuro, expectativas na vida conjugal1. Depois de uma discussao teorica em que se propoe a defini

Referência(s)