
Aproximações entre o processo de adaptação de Piaget e os modos de conversão do conhecimento de Nonaka & Takeuchi
2012; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA; Linguagem: Português
10.5007/1518-2924.2012v17nesp1p24
ISSN1518-2924
AutoresMarina Ferreira de Castro Wille, Regina Alves de Morais Marques, Helena de Fátima Nunes Silva, Tânia Stoltz, Verônica Branco,
Tópico(s)Science and Science Education
ResumoO presente artigo relaciona conceitos da teoria de criação do conhecimento organizacional de Nonaka e Takeuchi com conceitos envolvidos no processo de equilibração majorante de Piaget. A pesquisa bibliográfica e exploratória busca relacionar tais teóricos a fim de enriquecer a pesquisa organizacional com contribuições da área educacional e da psicologia. A discussão aponta para uma aproximação entre os modos de conversão do conhecimento de Nonaka e Takeuchi, ou seja, socialização, externalização, combinação e internalização, com elementos envolvidos no processo de equilibração majorante de Piaget, tidos como assimilação, acomodação, conflito cognitivo e adaptação. Conclui-se que os referenciais tratados podem ser compreendidos como embasados em visão construtivista e interacionista.
Referência(s)