Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Aproximações entre o processo de adaptação de Piaget e os modos de conversão do conhecimento de Nonaka & Takeuchi

2012; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA; Linguagem: Português

10.5007/1518-2924.2012v17nesp1p24

ISSN

1518-2924

Autores

Marina Ferreira de Castro Wille, Regina Alves de Morais Marques, Helena de Fátima Nunes Silva, Tânia Stoltz, Verônica Branco,

Tópico(s)

Science and Science Education

Resumo

O presente artigo relaciona conceitos da teoria de criação do conhecimento organizacional de Nonaka e Takeuchi com conceitos envolvidos no processo de equilibração majorante de Piaget. A pesquisa bibliográfica e exploratória busca relacionar tais teóricos a fim de enriquecer a pesquisa organizacional com contribuições da área educacional e da psicologia. A discussão aponta para uma aproximação entre os modos de conversão do conhecimento de Nonaka e Takeuchi, ou seja, socialização, externalização, combinação e internalização, com elementos envolvidos no processo de equilibração majorante de Piaget, tidos como assimilação, acomodação, conflito cognitivo e adaptação. Conclui-se que os referenciais tratados podem ser compreendidos como embasados em visão construtivista e interacionista.

Referência(s)