Escolhas escolares e modalidades de sucesso no ensino secundário: percursos e temporalidades
1970; Editora Mundos Sociais; Issue: 70 Linguagem: Português
10.7458/spp2012701210
ISSN2182-7907
AutoresMaria Manuel Vieira, Lia Pappámikail, Cátia Nunes,
Tópico(s)Rural and Ethnic Education
ResumoA obrigação de frequentar a escola, por um período de tempo cada vez maior, transformou a escolarização numa dimensão crucial da construção biográfica. A transição para o ensino secundário revela-se, neste aspeto, um momento particularmente crítico, uma vez que o jovem é convidado a definir um projeto (de futuro), através duma escolha de via escolar. Ora, ocorrendo numa etapa da vida — a adolescência — caracterizada pela adesão a uma ética de exploração, esta projeção no futuro pode levar a uma tensão entre ritmos biográficos (baseados na exploração) de construção de si e calendários institucionais (baseados na obrigação de escolher) impostos pelo sistema de ensino. Neste artigo, propomos um modelo de trajetórias escolares no ensino secundário que leva em conta tais tensões.
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