Artigo Acesso aberto

Escolhas escolares e modalidades de sucesso no ensino secundário: percursos e temporalidades

1970; Editora Mundos Sociais; Issue: 70 Linguagem: Português

10.7458/spp2012701210

ISSN

2182-7907

Autores

Maria Manuel Vieira, Lia Pappámikail, Cátia Nunes,

Tópico(s)

Rural and Ethnic Education

Resumo

A obrigação de frequentar a escola, por um período de tempo cada vez maior, transformou a escolarização numa dimensão crucial da construção biográfica. A transição para o ensino secundário revela-se, neste aspeto, um momento particularmente crítico, uma vez que o jovem é convidado a definir um projeto (de futuro), através duma escolha de via escolar. Ora, ocorrendo numa etapa da vida — a adolescência — caracterizada pela adesão a uma ética de exploração, esta projeção no futuro pode levar a uma tensão entre ritmos biográficos (baseados na exploração) de construção de si e calendários institucionais (baseados na obrigação de escolher) impostos pelo sistema de ensino. Neste artigo, propomos um modelo de trajetórias escolares no ensino secundário que leva em conta tais tensões.

Referência(s)