Artigo Revisado por pares

Ensino multidisciplinar em natação: reflexão metodológica e proposta de lista de verificação

2007; Desafio Singular; Volume: 3; Issue: 4 Linguagem: Português

10.6063/motricidade.656

ISSN

2182-2972

Autores

Sofia Canossa, Ricardo J. Fernandes, Carla Carmo, António Andrade, Susana Soares,

Tópico(s)

Physical Education and Gymnastics

Resumo

O presente estudo discute a necessidade de se repensar a abordagem tradicional do ensino da Natacao. A Natacao, como disciplina desportiva, e uma actividade multidisciplinar, a qual pode ser extremamente rica ao nivel da experimentacao motora e variacao de praticas desportivas aquaticas. E neste contexto que se confronta a realidade actual do ensino da Natacao com uma realidade mais desejada, de âmbito multidisciplinar. Na sequencia da analise efectuada, enfatizou-se, sobretudo, a orientacao e adequacao dos conteudos de ensino da Natacao para criancas e jovens, populacao especifica nas suas caracteristicas e necessidades de desenvolvimento. No sentido de se atender a este grupo especifico, apos se ter salientado a pertinencia da multidisciplinaridade, efectua-se uma proposta de abordagem de habilidades motoras aquaticas basicas envolvendo a natacao pura, o polo aquatico, a natacao sincronizada e os saltos para a agua, considerando a fase de ensino inicial da Natacao – a Adaptacao ao Meio. Esta proposta visa divulgar a implementacao do ensino multidisciplinar da Natacao, o qual se considera ser cada vez mais urgente, particularmente pela pouca expressao que as modalidades aquaticas tradicionalmente consideradas como satelites da Natacao – polo aquatico, natacao sincronizada e saltos para a agua – tem tido no contexto desportivo nacional.

Referência(s)
Altmetric
PlumX