Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Processo de Bolonha e ensino superior num mundo globalizado

2009; Centro de Estudos Educação e Sociedade; Volume: 30; Issue: 106 Linguagem: Português

10.1590/s0101-73302009000100003

ISSN

1678-4626

Autores

José Carlos Morgado,

Tópico(s)

Educational Practices and Policies

Resumo

Partindo de uma série de transformações económicas, sociais e culturais provocadas pela recente avalanche globalizadora, procuramos ao longo deste texto analisar algumas das mudanças que devem operar-se no terreno da educação, de modo a que as instituições de ensino e os professores que nelas laboram possam desenvolver processos de ensino-aprendizagem norteados por critérios de democracia, inclusão e justiça, contribuindo assim para (re)construir uma escola capaz de responder às expectativas que sobre ela impendem. Questionamos ainda a importância do currículo nesse empreendimento, uma vez que se configura como um dos principais instrumentos de produção de identidades pessoais, culturais e sociais.

Referência(s)