Artigo Produção Nacional

REPUTAÇÃO CORPORATIVA E NÍVEL DE DISCLOSURE DAS EMPRESAS DE CAPITAL ABERTO NO BRASIL

2010; Volume: 6; Issue: 1 Linguagem: Português

ISSN

1809-3337

Autores

Cássia Vanessa Olak Alves Cruz, Gerlando Augusto Sampaio Franco de Lima,

Tópico(s)

Auditing, Earnings Management, Governance

Resumo

O objetivo deste artigo e analisar se a reputacao corporativa pode ser considerada um dos direcionadores do nivel de disclosure voluntario das empresas de capital aberto no Brasil. O desenvolvimento da pesquisa se deu atraves de investigacao empirica, sendo analisadas 115 observacoes referentes a 23 companhias brasileiras para o periodo de 2000 a 2004. No processo de analise dos dados foram utilizadas regressoes com dados em painel, sendo adotada a abordagem de efeitos aleatorios, pois, para fins deste estudo, essa foi a abordagem que se apresentou mais adequada. Constatou-se, pelos resultados, que a reputacao corporativa possui uma associacao positiva com a quantidade de disclosure voluntario, sugerindo que as empresas de capital aberto no Brasil que possuem forte reputacao fornecem aos stakeholders uma quantia maior de disclosure voluntario, deste modo a reputacao corporativa seria um dos direcionadores do nivel de disclosure voluntario das companhias brasileiras. Adicionalmente, este estudo fornece evidencias de que o tamanho da empresa tambem afeta a quantidade de disclosure voluntario, assim empresas maiores evidenciam mais, possivelmente devido a menores custos de divulgacao.

Referência(s)