
Marketing profissional e visibilidade social na enfermagem: uma estratégia de valorização de recursos humanos
2011; Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem; Volume: 20; Issue: 4 Linguagem: Português
10.1590/s0104-07072011000400019
ISSN1980-265X
AutoresIsabel Amélia Costa Mendes, María Auxiliadora Trevizan, Alessandra Mazzo, Simone de Godoy, Carla Aparecida Arena Ventura,
Tópico(s)Customer Service Quality and Loyalty
ResumoNo cenário internacional percebe-se um movimento de valorização da enfermagem entre as profissões de saúde, utilizando, para tal, ferramentas de marketing profissional. Por meio de revisão integrativa da literatura discutimos o marketing como ferramenta para o incremento da visibilidade da enfermagem. Utilizamos as bases LILACS, MEDLINE, Web of Science e SciELO. Foram selecionadas publicações que relacionavam o marketing à enfermagem, no período de 2000 a 2010. Encontramos 91 artigos e, após leitura exaustiva dos títulos e resumos, foram selecionadas oito publicações que abordaram, em sua maioria, o uso dos meios de comunicação em massa como estratégia de marketing da profissão para promoção de saúde e imagem profissional veiculada em meios como a internet e a televisão. O tema é pouco explorado na pesquisa em enfermagem, mas há perspectivas de avanços, pelo interesse que desperta e pelo reconhecimento crescente de sua importância.
Referência(s)