
Autoria no ensino de química: análise de textos escritos por alunos de graduação
2011; UNIVERSIDADE EST.PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO; Volume: 17; Issue: 3 Linguagem: Português
10.1590/s1516-73132011000300003
ISSN1980-850X
AutoresLuciana Nobre de Abreu Ferreira, Salete Linhares Queiroz,
Tópico(s)Chemistry Education and Research
ResumoA utilização de textos de divulgação científica no ensino formal tem sido discutida por pesquisadores da área de educação em ciências. Tais discussões sugerem que esses textos podem funcionar como instrumento de motivação em sala de aula, organizando explicações e estimulando debates. Nesta perspectiva, foi aplicada uma proposta de ensino pautada no uso de capítulos do livro Tio Tungstênio: Memórias de uma Infância Química, de Oliver Sacks. A proposta, que envolveu a produção de textos, pelos estudantes, sobre conteúdos do livro, foi aplicada em uma disciplina do Ensino Superior de química. Os textos foram analisados segundo a Análise do Discurso de linha francesa, especificamente com relação à noção de autoria.
Referência(s)