
Problematizando o processo ensino-aprendizagem em enfermagem em saúde mental
2006; Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio; Volume: 4; Issue: 2 Linguagem: Português
10.1590/s1981-77462006000200007
ISSN1981-7746
AutoresSônia Barros, Roselma Lucchese,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoO artigo apresenta um projeto de pesquisa que problematiza a formação de graduandos na área de saúde mental, especialmente os de enfermagem. Reconhecemos que é necessário aprofundar estudos junto às novas tendências pedagógicas, visando a romper com o modelo tradicional de educação que privilegia a transferência de conhecimento como um fim em si mesmo, a pouca flexibilidade dos currículos e a rigidez dos papéis do professor e do aluno, fatores que impedem a formação crítico-reflexiva dos profissionais. Diante desta problemática, fomos buscar na pedagogia das competências amparo teórico para a mudança necessária no sentido de melhorar e atualizar o processo ensino-aprendizagem. Propomos um diálogo entre a prática e o ensino da assistência de enfermagem psiquiátrica e de saúde mental, em que docentes e enfermeiros trabalhadores possam indicar um caminho para a identificação e construção das competências necessárias para que o enfermeiro atue eficazmente em situações reais na saúde mental.
Referência(s)