Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Por uma ciência-profissão: o psicodiagnóstico interventivo com o método de investigação científica

2008; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ; Volume: 13; Issue: 3 Linguagem: Português

10.1590/s1413-73722008000300019

ISSN

1807-0329

Autores

Valéria Barbieri,

Tópico(s)

Psychological Testing and Assessment

Resumo

Em Psicologia, a epistemologia tradicional positivista pressupõe uma separação nítida entre ciência e profissão e distingue os raciocínios que informam cada uma. A filosofia pós-moderna, contudo, alterou as relações entre ciência e profissão ao enfatizar que a escolha do paradigma deve ser guiada por sua utilidade e possibilidade de produzir conhecimentos transformadores. Nessa direção, este artigo apresenta uma análise dos pressupostos epistemológicos e metodológicos dominantes na pesquisa em Psicologia, bem como daqueles capazes de fundamentar e legitimar a atividade profissional, particularmente o Psicodiagnóstico Interventivo, como meio de produção do conhecimento científico.

Referência(s)