
Por uma ciência-profissão: o psicodiagnóstico interventivo com o método de investigação científica
2008; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ; Volume: 13; Issue: 3 Linguagem: Português
10.1590/s1413-73722008000300019
ISSN1807-0329
Autores Tópico(s)Psychological Testing and Assessment
ResumoEm Psicologia, a epistemologia tradicional positivista pressupõe uma separação nítida entre ciência e profissão e distingue os raciocínios que informam cada uma. A filosofia pós-moderna, contudo, alterou as relações entre ciência e profissão ao enfatizar que a escolha do paradigma deve ser guiada por sua utilidade e possibilidade de produzir conhecimentos transformadores. Nessa direção, este artigo apresenta uma análise dos pressupostos epistemológicos e metodológicos dominantes na pesquisa em Psicologia, bem como daqueles capazes de fundamentar e legitimar a atividade profissional, particularmente o Psicodiagnóstico Interventivo, como meio de produção do conhecimento científico.
Referência(s)