
GESTÃO DA INOVAÇÃO EM ORGANIZAÇÕES: UM ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DE PEQUENO PORTE NO SEGMENTO METALÚRGICO NA CIDADE DE CURITIBA -PR
2013; INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE; Volume: 3; Linguagem: Português
10.15628/holos.2013.1350
ISSN1807-1600
AutoresJosiane Maria Muneron de Mello, Washington Luiz da Silva Martins, Caroline Rodrigues Vaz, Antônio Carlos de Francisco, Paulo Maurício Selig,
Tópico(s)Academic Research in Diverse Fields
ResumoEste artigo apresenta um estudo realizado em uma empresa de pequeno porte no segmento metalúrgico em Curitiba – Paraná, com o objetivo de diagnosticar a gestão da inovação neste espaço, utilizando a ferramenta: Octógono da inovação, levando em consideração oito dimensões: liderança, funding, processo, estrutura, pessoas, cultura, estratégia e relacionamentos. A abordagem metodológica utilizada neste artigo caracteriza-se, quanto à natureza: como uma pesquisa aplicada; quanto à abordagem do problema: pesquisa quantiqualitativa; quanto aos objetivos: exploratória e descritiva e quanto aos procedimentos técnicos: pesquisa bibliográfica e estudo de caso. Como resultado deste estudo, constatou-se que embora a empresa reconheça a importância da inovação para a sua manutenção e expansão no mercado, no momento esta está focada em desenvolver sua infra-estrutura,investindo, assim 15 % de sua receita líquida na compra de máquinas, ferramentas e equipamentos mais sofisticados, na ampliação da área para fabricação e armazenagem de materiais e em campanhas publicitárias. A inovação vem em segundo plano, como se pode verificar, que a empresa em questão está buscando parcerias, novos sócios e apoio financeiro em órgãos governamentais, vislumbrando desenvolver projetos de inovação a curto, médio e longo prazo. Diante disso, sugere-se que a empresa estudada contrate um engenheiro de produção para desenvolver um programa de gestão da inovação, reestruturando os processos, reduzindo custos e melhorando a produtividade, fazendo com que esta se torne mais competitiva, aumentando as negociações e empregabilidade, obtendo melhores resultados e aumentando sua fatia no mercado metalúrgico.
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