Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Mapas conceituais: estratégia de ensino/aprendizagem e ferramenta avaliativa

2010; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; Volume: 26; Issue: 3 Linguagem: Português

10.1590/s0102-46982010000300010

ISSN

1982-6621

Autores

Nádia Aparecida de Souza, Evely Boruchovitch,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

O presente ensaio tem por objetivo apresentar uma reflexão sobre as potencia lidades do mapa conceitual como estratégia de ensino/aprendizagem e ferramenta ava liativa. Revisitar o referencial teórico relativo à temática possibilitou contemplar a utili dade do mapa conceitual sob diferentes perspectivas: daquele que ensina e daquele que aprende. Valer-se dos mapas conceituais como estratégias de ensino/aprendizagem, também e concomitantemente como ferramenta avaliativa, é criar possibilidades para a organiza ção do conhecimento pela promoção de experiências educativas que provoquem não somen te reflexão, busca de compreensão e processamento profundo da informação, mas tam bém o desenvolvimento da autorregulação, da metacognição e do aprender a aprender

Referência(s)