
Mapas conceituais: estratégia de ensino/aprendizagem e ferramenta avaliativa
2010; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; Volume: 26; Issue: 3 Linguagem: Português
10.1590/s0102-46982010000300010
ISSN1982-6621
AutoresNádia Aparecida de Souza, Evely Boruchovitch,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoO presente ensaio tem por objetivo apresentar uma reflexão sobre as potencia lidades do mapa conceitual como estratégia de ensino/aprendizagem e ferramenta ava liativa. Revisitar o referencial teórico relativo à temática possibilitou contemplar a utili dade do mapa conceitual sob diferentes perspectivas: daquele que ensina e daquele que aprende. Valer-se dos mapas conceituais como estratégias de ensino/aprendizagem, também e concomitantemente como ferramenta avaliativa, é criar possibilidades para a organiza ção do conhecimento pela promoção de experiências educativas que provoquem não somen te reflexão, busca de compreensão e processamento profundo da informação, mas tam bém o desenvolvimento da autorregulação, da metacognição e do aprender a aprender
Referência(s)