Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O aprendizado em organizações certificadas pela NBR ISO 9001:2000

2011; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA; Volume: 11; Issue: 2 Linguagem: Português

10.14488/1676-1901.v11i2.493

ISSN

1676-1901

Autores

Adriano Mendonça Souza, Alberto Souza Schmidt, Cristina Rodrigues da Silva Turcato,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

Este artigo consiste em um estudo de multicaso realizado em três empresas localizadas na cidade de Panambi/RS. O principal objetivo é determinar os aspectos predominantes no processo de aprendizagem, em organizações certificadas pela NBR ISO 9001:2000, como forma de estabelecer um novo paradigma, identificando procedimentos que, se melhor gerenciados, poderiam propiciar melhorias na empresa com reflexos no desempenho organizacional. Aplicou-se um questionário, constituído de cinco dimensões nas empresas certificadas pela NBR ISO 9001:2000. Para a avaliação das respostas, aplicou-se uma estatística descritiva às empresas A, B e C, individualmente, observando-se se a aprendizagem organizacional está presente nessas organizações. O uso da análise de cluster foi fundamental na identificação das variáveis mais importantes em cada grupo, o que proporcionou uma redução no número de questões. Após terem sido determinadas as questões relevantes, utilizou-se o teste de Qui-Quadrado para verificar se elas apresentavam relações significativas. Esse teste mostrou que a aprendizagem organizacional realmente está presente nas empresas, independentemente da atividade em que atuam, embora exista percepção diferente em relação à aprendizagem organizacional. Desse modo, o processo de aprendizagem, no ambiente de trabalho, engloba não só questões técnicas, mas também aspectos sociais e comportamentais que envolvem as competências humanas.

Referência(s)