Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Ambientes de modelagem computacional no aprendizado exploratório de Física

2012; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA; Volume: 29; Linguagem: Português

10.5007/2175-7941.2012v29nesp2p679

ISSN

2175-7941

Autores

Laércio Ferracioli, Thiéberson da Silva Gomes, Rodrigo Marques Almeida da Silva, Mara Hombre Mulinari, Rafaël R. de Oliveira, Giuseppi Gava Camilleti, Francis Morelato, Kathia Fehsenfeld, Carlos Henrique Verbeno,

Tópico(s)

Education during COVID-19 pandemic

Resumo

Este trabalho apresenta, inicialmente, algumas visões sobre a interface tecnologia e ciência no contexto educacional, seguido do relato de três iniciativas independentes de investigação da utilização da modelagem computacional no ensino de ciências. Essas experiências, com o foco no conhecimento e não na tecnologia, são localizadas em um momento histórico em que o surpreendente avanço da tecnologia da informática passou a introduzir os computadores na vida cotidiana das pessoas e, consequentemente, levando-o para dentro da sala de aula. Na sequência, é apresentado um relato histórico do desenvolvimento e de resultados de um programa de pesquisa sobre integração de ambientes computacionais ao ensino de Física e ciências em geral a partir da modelagem computacional quantitativa, semiquantitativa e qualitativa no contexto educacional brasileiro.

Referência(s)