
Subsídios para o desenvolvimento do produto no mercado imobiliário mediante indicadores de oferta
2012; UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; Volume: 4; Issue: 1 Linguagem: Português
10.5216/reec.v4i1.19548
ISSN2179-0612
AutoresMaria Carolina Gomes de Oliveira Brandstetter, Mariana Franco Pacheco, Ninfa Regina de Melo Canedo,
Tópico(s)Consumer Retail Behavior Studies
ResumoUm dos principais objetivos nos estudos de economia urbana é o de prover dados para o setor público e privado sobre o comportamento do consumidor diante da escolha para a compra de um imóvel. Este trabalho visa analisar a oferta habitacional da cidade de Goiânia, focando nas variáveis que influenciam no sucesso de empreendimentos e mostrando tendências de comportamento dessas variáveis. A caracterização do mercado é feita a partir de dados coletados junto a ADEMI-GO e CRECI-GO, compreendendo o período de 2005 a 2012. A metodologia utilizada analisou as principais tendências reveladas pelos indicadores de oferta, em relação às tipologias ofertadas e ao aquecimento do mercado, além de apontar os oito bairros cujos indicadores demonstraram a atratividade em relação à ótica de construtores, incorporadores e/ou investidores, bem como a atratividade em relação à ótica dos consumidores em termos de velocidade de vendas. A análise dos resultados apresenta os indicadores encontrados para a análise macro do mercado e a análise micro dos oito bairros, entre os quais: tipologias por número de quartos, total de unidades, garagens por apartamento, unidades por pavimento e área privativa. Os resultados deste trabalho servem como bancos de dados para consultas de caráter pessoal, direcionamentos a novos investimentos e a estratégias de marketing na área habitacional por construtoras e incorporadoras, do mesmo modo que gera uma base para estudos complementares no setor imobiliário da cidade, disponibilizando subsídios essenciais para o desenvolvimento do produto imobiliário.
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