Artigo Acesso aberto Revisado por pares

A tecnologia do motor elétrico para o ensino de Eletromagnetismo numa abordagem problematizadora

2014; UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ; Volume: 6; Issue: 3 Linguagem: Português

10.3895/s1982-873x2013000300003

ISSN

1982-873X

Autores

Cristina Fátima de Jesus Silva Pires, Paulo Celso Ferrari, José Rildo de Oliveira Queiroz,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Neste trabalho discutimos o desenvolvimento de aulas dialógicas e problematizadas por meio de um objeto tecnológico com o objetivo de investigar suas contribuições para o ensino de Eletromagnetismo. Para tanto desenvolvemos a estratégia dos três momentos pedagógicos: problematização inicial, organização do conhecimento e aplicação do conhecimento. A pesquisa foi desenvolvida com estudantes do 3º ano do Ensino Médio de uma escola particular. Trata-se de uma pesquisa qualitativa cujos resultados foram obtidos da análise de conteúdo de um diário de campo e das respostas a um questionário com questões abertas. Concluímos que o objeto tecnológico com abordagem problematizadora mobiliza a curiosidade epistemológica, promove o estabelecimento do diálogo, revela o aspecto aplicado do conhecimento científico e facilita a compreensão conceitual.

Referência(s)