
A IMAGEM DA MULHER INDIANA NAS LITERATURAS PÓS-COLONIAIS. UMA ANÁLISE EM MIA COUTO, ARUNDHATI ROY E RUDYARD KIPLING
2013; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA; Volume: 35; Issue: 2 Linguagem: Português
10.5212/uniletras.v35i2.6014
ISSN1983-3431
Autores Tópico(s)Literary Theory and Cultural Hermeneutics
ResumoNao ha como dissociar os estudos pos-coloniais dos estudos acerca da mulher na literatura. Tanto os estudos femininos quanto os estudos pos-coloniais sao criticas que surgiram no seculo XX em decorrencia dos Estudos Culturais. Tais movimentos procuram analogamente desconstruir a ideologia imperialista e patriarcal no cânone literario hegemonico para entao entende-lo e modificar suas estruturas. Um exemplo e a imagem da mulher indiana na cultura colonial, que muitas vezes tem sua representacao sob a otica da opressao, do silencio e ate mesmo da subversao – estrategias para denuncia e contra-ataque literario. Neste artigo, serao analisadas as representacoes da mulher indiana na literatura pos-colonial, em especial com as personagens Dia Kumari, de O outro pe da sereia (2006), de Mia Couto; Bisesa, do conto Beyond the pale (1888), de Rudyard Kipling; e Ammu, de The god of small things (1997), de Arundhati Roy.
Referência(s)