
As dificuldades da escolarização da criança com doença crônica no contexto hospitalar
2011; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 45; Issue: 2 Linguagem: Português
10.1590/s0080-62342011000200012
ISSN1980-220X
AutoresEliane Rolim de Holanda, Neusa Collet,
Tópico(s)Palliative and Oncologic Care
ResumoPesquisa qualitativa que objetivou compreender a percepção da família de crianças hospitalizadas com doença crônica acerca do afastamento do processo de escolarização. O material empírico foi produzido por meio de entrevistas com famílias de crianças hospitalizadas com doença crônica. Os dados foram analisados a partir dos princípios da análise temática. Dentre outros aspectos, revelaram a ausência de ações pedagógicas sistematizadas, no hospital em estudo, de modo que as atividades educacionais desenvolvidas eram compreendidas como um momento de recreação. Consideramos que a classe hospitalar vem se constituindo em uma importante tecnologia de cuidado na assistência às crianças hospitalizadas. Para tanto, precisa de apoio, principalmente, das Secretarias de Educação, no que concerne à provisão de recursos humanos, financeiros e materiais. Esse é um trabalho pioneiro, capaz de auxiliar a criança com doença crônica a ter uma melhor qualidade de vida.
Referência(s)