Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Avaliação do desempenho de leitura em estudantes do 3º ao 7º anos, com diferentes tipos de texto

2013; Brazilian Society of Speech Therapy; Volume: 25; Issue: 4 Linguagem: Português

10.1590/s2317-17822013000400008

ISSN

2317-1782

Autores

Paula Roberta Rocha Dellisa, Ana Luiza Navas,

Tópico(s)

Linguistics and Education Research

Resumo

OBJETIVO: Este estudo pretendeu descrever o perfil do desempenho em leitura oral de escolares do terceiro ao sétimo anos do Ensino Fundamental, com diferentes tipos de textos. MÉTODOS: Participaram do estudo 55 alunos entre sete e 14 anos. Para a análise de leitura, quatro textos foram elaborados previamente pela pesquisadora - um composto de palavras curtas, outro de palavras longas, um sintaticamente simples e um sintaticamente complexo. Os textos foram lidos pelos participantes oralmente e, após uma avaliação dos resultados, os dados foram computados e a análise estatística cabível foi aplicada. RESULTADOS: Houve gradual diminuição de tempo na leitura dos textos por ano escolar, além do aumento dos tempos de leitura no texto contendo palavras longas em relação ao de palavras curtas e no texto sintaticamente complexo em relação ao simples, em todos os anos. Observou-se aumento da taxa de leitura com a evolução da escolaridade, assim como uma taxa de leitura sempre maior no texto constituído de palavras curtas em relação ao de palavras longas e no texto sintaticamente simples em relação ao complexo. Houve, no geral, um aumento do número de palavras lidas corretamente com o aumento da escolaridade. Quanto à compreensão, foi encontrado um nível bastante semelhante de resultados, com um desempenho geral acima de 60% para as respostas às questões. CONCLUSÃO: Para construir instrumentos de avaliação, é essencial cuidar da seleção dos textos para a leitura, em relação tanto aos parâmetros psicolinguísticos, como à demanda cognitiva.

Referência(s)
Altmetric
PlumX