
O ENSINO NÃO FORMAL E A FORMAÇÃO DE UM PROFESSOR DE FÍSICA PARA DEFICIENTES VISUAIS
2014; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; Volume: 16; Issue: 2 Linguagem: Português
10.1590/1983-21172014160209
ISSN1983-2117
AutoresMaria da Conceição Barbosa-Lima, Carla de Oliveira Gonçalves,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoRelatamos o desenvolvimento de um projeto didático que usou o método de 'ateliê', de Schön, na disciplina Ensino de Física e Inclusão Social. Um grupo de alunos deficientes visuais de um colégio da zona norte do Rio de Janeiro foi levado ao Campo dos Afonsos para conhecer um avião Bandeirante. A atividade foi dividida em duas fases: a primeira, no auditório, informou aos alunos e seus acompanhantes sobre a história da aviação brasileira e sobre a sustentabilidade de uma aeronave; e a segunda, no hangar, onde os jovens tatearam um avião do tipo Bandeirante e ocuparam a cabine de controle. Concluímos que o oferecimento ao licenciando de oportunidade de atuação real, mesmo que em uma situação de ensino não formal, foi positiva para sua formação.
Referência(s)