Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Escola e desenvolvimento psicossocial segundo percepções de jovens com TDAH

2011; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 21; Issue: 50 Linguagem: Português

10.1590/s0103-863x2011000300010

ISSN

1982-4327

Autores

Édison de Britto Rangel Júnior, Helga Loos,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Pessoas com TDAH parecem ter funcionamento neurológico peculiar. Sua hiperatividade cerebral, acompanhada eventualmente de hiperatividade física, causa instabilidade na capacidade atencional, gerando dificuldades no ajustamento à sistemática escolar tradicional. Entretanto, mostram-se sensíveis e criativas, até geniais. Este estudo objetivou investigar as percepções de adolescentes e jovens adultos com diagnóstico de TDAH acerca do papel da escola em seu desenvolvimento psicossocial, principalmente quanto aos aspectos identitários. Foram entrevistados 21 alunos e ex-alunos, tendo sido os dados gravados em vídeo e analisados qualitativamente. Destaca-se o número de reprovações, expulsões e transferências compulsórias entre os participantes, como evidencia a literatura, bem como problemas de aprendizagem e de comportamento. Desempenho acadêmico insatisfatório e rotulações pejorativas contribuíram para uma percepção diminuída de suas capacidades, tendo construído crenças predominantemente negativas sobre si mesmos. Os relatos denunciam a precariedade da escola no trato com esses alunos e na busca de alternativas que desenvolvam suas potencialidades, facilitando sua adaptação ao ambiente escolar

Referência(s)