Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A PROPOSTA PEDAGÓGICA DO TEACHING GAME FOR UNDERSTANDING: REFLEXÕES SOBRE A INICIAÇÃO ESPORTIVA

2009; UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; Volume: 12; Issue: 2 Linguagem: Português

10.5216/rpp.v12i2.5694

ISSN

1980-6183

Autores

Sabine Zink Bolonhini, Roberto Rodrigues Paes,

Tópico(s)

Sports and Physical Education Studies

Resumo

A proposta do Teaching Games for Understanding defende que a iniciação esportiva se baseie em jogos reduzidos. Para autores que seguem essa linha teórica, a prática destes jogos contribui para a compreensão da lógica tática do jogo formal. Esse artigo tem como principal objetivo realizar discussões sobre a proposta do TGFU. Essa proposta ocupa um papel importante nas publicações mundiais sobre ensino e aprendizagem esportiva. Acreditamos ser de fundamental importância inserir essa teoria no cenário nacional. Com isso, procuramos relacionar as propostas de autores do TGFU às reflexões de estudiosos da Pedagogia do Esporte no Brasil. A partir do diálogo entre esses dois eixos teóricos, é possível contribuir para a construção de novos olhares sobre o fenômeno da iniciação esportiva.

Referência(s)
Altmetric
PlumX