Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Identificação dos procedimentos de contagem e dos processos de memória em crianças com TDAH

2012; Springer Science+Business Media; Volume: 25; Issue: 4 Linguagem: Português

10.1590/s0102-79722012000400019

ISSN

1678-7153

Autores

Adriana Corrêa Costa, Beatriz Vargas Dorneles, Luís Augusto Rohde,

Tópico(s)

Children's Physical and Motor Development

Resumo

O armazenamento e/ou o acesso automático dos fatos aritméticos da memória de longo prazo têm sido apontados como habilidades prejudicadas em crianças com Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH). Em vista disso, esses estudantes acabam por utilizar procedimentos de contagem mais imaturos do que seus pares sem dificuldades. O objetivo principal deste estudo foi identificar os procedimentos de contagem e os processos de memória utilizados por um grupo de 28 estudantes com diagnóstico de TDAH do tipo com predomínio de desatenção (TDAH-D) ou do tipo combinado (TDAH-C). Os resultados indicaram que os estudantes continuam usando procedimentos de contagem considerados imaturos além da série esperada e que, dentre os processos de memória, a decomposição foi o mais usado.

Referência(s)