
O déficit em consciência fonológica e sua relação com a dislexia: diagnóstico e intervenção
2008; CEFAC Saúde e Educação; Volume: 11; Issue: suppl 2 Linguagem: Português
10.1590/s1516-18462008005000001
ISSN1982-0216
AutoresVanessa Panda Deuschle, Cláudio Cechella,
Tópico(s)Language Development and Disorders
ResumoTEMA: as relações entre consciência fonológica e dislexia, bem como diagnóstico e intervenção. OBJETIVO: revisar a literatura especializada em busca de informações que relacionem consciência fonológica e dislexia como forma de aprofundar conhecimentos acadêmicos e profissionais sobre o tema. CONCLUSÕES: não há consenso na literatura sobre a definição de dislexia, bem como se há ou não fatores associados a ela. Além disso, o déficit de habilidades em consciência fonológica apresenta-se como um dos principais indicadores no diagnóstico de dislexia e necessita de intervenções específicas visando o seu desenvolvimento.
Referência(s)