Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O déficit em consciência fonológica e sua relação com a dislexia: diagnóstico e intervenção

2008; CEFAC Saúde e Educação; Volume: 11; Issue: suppl 2 Linguagem: Português

10.1590/s1516-18462008005000001

ISSN

1982-0216

Autores

Vanessa Panda Deuschle, Cláudio Cechella,

Tópico(s)

Language Development and Disorders

Resumo

TEMA: as relações entre consciência fonológica e dislexia, bem como diagnóstico e intervenção. OBJETIVO: revisar a literatura especializada em busca de informações que relacionem consciência fonológica e dislexia como forma de aprofundar conhecimentos acadêmicos e profissionais sobre o tema. CONCLUSÕES: não há consenso na literatura sobre a definição de dislexia, bem como se há ou não fatores associados a ela. Além disso, o déficit de habilidades em consciência fonológica apresenta-se como um dos principais indicadores no diagnóstico de dislexia e necessita de intervenções específicas visando o seu desenvolvimento.

Referência(s)
Altmetric
PlumX