Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Aprendizagem como ato de participação: a história de uma comunidade de prática

2005; Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas; Volume: 3; Issue: 4 Linguagem: Português

10.1590/s1679-39512005000400009

ISSN

1679-3951

Autores

Ana Sílvia Rocha Ipiranga, Ricardo Bezerra de Menezes, José Lindoval Lima Matos, Gládia Lorena Lima Maia,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

Comunidade de prática não é algo novo, mas recentemente tem recebido especial atenção por parte das organizações, mediante o incentivo à sua criação e desenvolvimento, como forma de gerir o conhecimento organizacional. Com foco no tópico "segurança da informação", este artigo analisa a história de uma comunidade de prática de um banco federal. A aprendizagem é vista de uma perspectiva social que remete à interação, troca de experiências e diálogo. Dessa forma, as evidências empíricas do trabalho da comunidade de prática foram conseguidas através da narração de histórias de seus membros. Os dados foram coletados mediante entrevista temática e interpretados a partir da articulação de um instrumento de análise da narrativa. Pelo conflito que se estabeleceu na história da comunidade de prática examinada, é sugerido o suporte da empresa à sua dispersão. Portanto, o caso suscita questões a serem mais amplamente refletidas em estudos de outras comunidades.

Referência(s)