
Fatores de impacto na Atitude e na Intenção de uso do M-learning: um teste empírico
2015; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL; Volume: 21; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1590/1413-2311.0542013.46305
ISSN1980-4164
AutoresRenata Geórgia Motta Kurtz, T. Diana de Macedo-Soares, Jorge Brantes Ferreira, Angilberto Sabino de Freitas, Jorge Ferreira da Silva,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoEste artigo apresenta os resultados de uma pesquisa empírica em que se propõe um modelo para avaliar a atitude e a intenção de uso do mobile-learning(m-learning) por estudantes do ensino superior de um curso de administração baseado na teoria do flow, no Modelo de Aceitação de Tecnologia e na Teoria do Comportamento Planejado. A partir deste arcabouço teórico elaborou-se uma atividade prática envolvendo o uso de dispositivos com tecnologia móvel digital (celulares) em que se buscou aplicar o m-learning para estimular os estudantes a unir a teoria à prática. Em seguida, foi feita uma survey respondida por 235 universitários, em que se buscou compreender os fatores que influenciam a atitude e a intenção de uso do m-learning para o processo de ensino-aprendizagem. Os dados coletados foram tratados por meio de equações estruturais e os resultados mostraram fortes efeitos positivos dos fatores utilidade, diversão e controle do comportamento percebidos pelos estudantes na atitude e na intenção de uso do m-learning. Por fim, verificou-se que a atividade de uso prático realizada com os alunos mostrou que o uso do celular em uma atividade acadêmica pôde proporcionar a construção e o entendimento deles das relações entre a teoria apresentada e a prática em um ambiente real.
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