
Educando para a cidadania: a experiência da escola do Legislativo
1997; Centro de Estudos Educação e Sociedade; Volume: 18; Issue: 59 Linguagem: Português
10.1590/s0101-73301997000200008
ISSN1678-4626
Autores Tópico(s)Education and Public Policy
ResumoEste artigo apresenta a Escola do Legislativo, uma idéia pioneira da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, como capaz de oferecer conhecimento e de estimular a reflexão, nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. Após um breve histórico de sua criação, relata o avanço da Escola para uma prática editorial e pedagógica de uma educação para a cidadania e o desafio de usar ferramentas tecnológicas adequadas: a televisão e a Internet. O artigo não se omite ao revelar os limites institucionais e históricos para uma participação verdadeiramente cidadã e democrática: a subserviência do Legislativo ao Executivo, o clientelismo nas relações entre o representante e o representado, o corporativismo parlamentar e a impunidade.
Referência(s)